Images-loading

Escola Municipal Cecília Meireles - Jucuruçu (BA) simula compra e venda no mercado

"As crianças também são consumidoras e, como tal precisam ser preparadas para lidar bem com o dinheiro aprendendo a administrar sua inteligência financeira".

Após ter trabalhado a história da calculadora, a professora Alexandra Siqueira, 2°Ano A já havia percebido  que os alunos já conheciam esse objeto tecnológico e sabiam como utilizar algumas funções. Na sequência didática que a professora planejou ela começou a trabalhar ''Nosso dinheiro'', (Sistema Monetário Brasileiro) brincando de supermercado. A professora ainda relata que planejou uma aula diferente e levou para sala de aula alguns produtos de limpeza, materiais escolares e produtos de alimentação. A partir daí, foi montado um minimercado na sala. Os produtos foram organizados de acordo com o tipo (limpeza, material escolar e produtos de alimentação).Também foram confeccionadas  etiquetas de preços para cada produto que foram coladas  nas embalagens. Após isso foi pedido que cada aluno pesquisasse o preço de cada produto que ali estava.

Em seguida os alunos foram agrupados em vendedores e funcionários de caixa. Para realizar as compras eles utilizaram as notas e as moedas do material de apoio do livro Universitário, e assim consultaram os preços do supermercado da sala e responderam as questões do livro.

Para concluir a aula, como todos já conheciam o valor das notas e moedas, a professora Alexandra pediu aos alunos que realizassem a atividade do livro. Dessa forma, eles contaram o dinheiro e escreveram os totais acumulados.

O Universitário parabeniza a professora pelo excelente trabalho!  

Compartilhe

ACONTECE NAS ESCOLAS

Congresso organizado pela National Geographic no México
Exposição meios de Transporte na Escola Mônica Beneton de Lara - Laranjal (SP)
"Diferentes gerações no espaço da sala de aula - conflito ou solução?"
O uso de recursos tecnológicos e a BNCC - Formação de Professores em Jucuruçu (BA)