Images-loading
Images

Como aproximar as Competências Gerais da BNCC de currículos e práticas pedagógicas

Movimento pela Base e o Center for Curriculum Redesign lançam nesta quarta-feira, 28, o material "Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC" que mostra como as Competências Gerais que constam no capítulo introdutório da Base Nacional Comum Curricular progridem ao longo da educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.

O objetivo da publicação é oferecer referências para que redes, escolas e professores possam inserir essas competências em currículos, práticas pedagógicas, materiais didáticos e processos de avaliação da aprendizagem. O documento é resultado de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Trata-se de um trabalho que ainda está aberto a contribuições da sociedade para que possa ser aprimorado.

Ao estabelecer marcos e indicar como as competências evoluem ao longo da educação básica, o documento torna mais fácil para o professor entender o que os alunos precisam desenvolver e como promover e acompanhar os resultados dessas aprendizagens.

O material é gratuito e está disponível para consulta, compartilhamento e reprodução. Clique aqui para baixar.

Veja a versão atualizada do infográfico com as Competências Gerais da BNCC:

Fonte: < http://porvir.org/como-aproximar-as-competencias-gerais-da-bncc-de-curriculos-e-praticas-pedagogicas/ >. Acesso em 03/2018. 

Compartilhe

OUTRAS NOTÍCIAS

Images
ENEM 2023
Images
Quais são as competências da professora alfabetizadora?
Images
Professores que fazem a diferença
Images
Cresce número de alunos do fundamental que sabem português e matemática